"Ide e pregai o evangelho a toda humanidade"  (Mc 16,15)

Cadastre-se e receba novidades do Família Missionária:

Nome:
Email:

Caixa de texto: Início
Caixa de texto: História
Caixa de texto: Artigos
Caixa de texto: Testemunhos
Caixa de texto: Ação Social
Caixa de texto: Filmes e Fotos
Caixa de texto: Contato
Caixa de texto: Dinâmicas

Nome: Natália  - Cidade: São Joaquim da Barra/SP.

Natália Pergunta: Pe. Cido tenho uma duvida sobre um batizado, meu marido foi chamado para batizar uma criança com outra pessoa só que eu não aceito. Então minha sogra me falou que e pecado ele recusar e que faz mal recusar um batismo e se recusarmos não poderemos batizar mais ninguém, mas a mãe da menina prometeu para essa pessoa que ela ia batizar a menina. Então eu não poderia batizar ela, ai ela chamou só o meu marido. eu fiquei com duvida sobre isso. já uma amiga minha falou que não e bom ele batizar a menina com outra pessoa, porque não faz bem pro meu casamento.Eu não sei o que fazer me ajuda, eles querem uma resposta e eu não sei o que dizer.

Nome: Marco Aurélio dos Santos—Blumenau/SC

Marco Aurélio Pergunta: Boa tarde Padre Cido, me chamo marco, sou de Blumenau, SC e gostaria de uma ajuda do Sr, gostaria de saber se estou certo ou errado quanto à uma opinião própria minha. Acontece o seguinte padre, sou católico de nascença, minha esposa é messiânica, acredita em reencarnação e tal, meu pai diz que o espiritismo é coisa do demônio, e que só a igreja católica é a correta, tudo bem, agora, padre, eu hoje em dia, penso da seguinte forma, não sei se estou certo, por isso quero sua opinião.

Nome: Telma - Belo Horizonte/MG

Telma Pergunta: Como fazer para ser uma missionária na Amazônia ? ou em qualquer outro lugar necessitado?  Meu nome é Telma, sou Psicóloga.

Nome: Livia - São Paulo/SP

Livia Pergunta: Gostaria de saber se há alguma possibilidade de casamento na igreja de católica e ateu?

Pe. Cido Responde: Lívia, é claro que pode acontecer realizar o casamento quando uma parte é católica e a outra atéia. Há, porém, algumas condições que não aceitas impedem o celebração. Vou dizer a você. A parte católica (o homem ou a mulher) deve comprometer-se a viver a sua fé e a educar os filhos na fé católica. A parte não católica, ou atéia, por sua vez tem que aceitar esta condição. Caso, contrário, o casamento não será realizado.Outra coisa: é preciso que haja um profundo respeito mútuo.

Nome: Thais - Uberlândia/MG

Thais Pergunta: Quero falar sobre o medo mas eu queria uma ajuda ? O que falar?

Pe. Cido Responde: Thais, começo a responder sua pergunta cheio de medo. Medo de não ter entendido sua pergunta. Medo de não dar a resposta que você espera. Você quer falar sobre medo comigo? Ou para um amigo? Vai dar uma palestra sobre o medo?

Nome: Lincoln - Fortaleza/ CE

Lincoln Pergunta: Fazer aquilo com a namorada (sexo)é pecado? Eu sinto vontade... é pecado?

Pe. Cido Responde: : É curiosa a sua pergunta, Lincoln. Lá no fundo do seu coração você mesmo já entende que há maneiras e maneiras de se faze sexo. Quando você diz "fazer aquilo" você já está dando uma dica de que se trata de uma coisa suja, proibida, pecaminosa. E esta é uma forma torta de se ver o sexo. Então eu vou tentar passar para você o que a Igreja ensina sobre o sexo.

Nome: Jessika - Parnaíba/ PI

Jessika Pergunta:  Porque fazer a Primeira Eucaristia?

Nome: Ana Zag - São Paulo/ SP

Ana Pergunta:  Meu marido faleceu e foi cremado. Depois de pegar as cinzas um padre poderia dar benção ou benzê-las?

Nome: João Tiburcio - Colatina/ES

João Tiburcio Pergunta: Porque no tempo do Advento se usa a cor roxa?. A cor Rocha não é da Quaresma?.

Nome: Daniel Scarpin -  Pato Branco/PR

Daniel Scarpin Pergunta: Tenho 16 anos participo do grupo de Jovens da Paróquia São Pedro Apóstolo. Acho que os jovens estão um pouco confusos sobre o uso da camisinha. O que a igreja está recomendando para os Jovens nos dias de hoje?

Rômulo Pergunta: Padre Cido, oi tenho 12 anos, sou católico praticante e no dia de São Cosme  e Damião, eu e meus amigos fomos a um centro espírita, lá estavam recebendo segundo eles umas entidades e nos entrosamos com aquelas entidades. Enfim, eu queria saber se isso é pecado ou alguma coisa errada ? e se poderia voltar lá?

Nome: Tamires Itajubá/MG

Tamires Pergunta: Padre eu quero saber, se é preciso você pedir a benção pra sua madrinha de primeira eucaristia, porque eu não tenho a minha madrinha de batismo ela faleceu quando eu tinha 8 anos de idade, eu tenho 16 anos e fiz a minha primeira eucaristia esse ano e escolhi a minha prima que eu gosto muito e é uma pessoa muito querida pra mim eu considero ela como se fosse a minha irmã. E todo o dia que eu a vejo eu peço a sua benção pro meu dia.

Nome: Josefa - São Paulo/SP

Josefa Pergunta: Pe. Cido quando é que a nossa fé torna-se infantil? tenho medo de ter essa fé infantil. obrigada um grande abraço da ouvinte de todos os dias.

Nome: Lucília  - Macaé/RJ

Lucília Pergunta: Gostaria de uma informação, meu filho é católico e minha nora é evangélica se casarão só no cível desta união nasceu minha neta,agora ele quer batizar a menina na igreja católica, sendo que o padrinho é católico e a madrinha evangélica ambos só casaram no cívil, e aqui em Macaé, na igreja são José Operário do Parque Aeroporto RJ lhes disseram que não poderia batizá-la pois os padrinhos não são casados na igreja católica, como posso resolver esta situação. Meu filho quer batizá-la e não consegue.por favor me oriente obrigado.

Nome: Maria Helena de Souza - São Paulo/SP

Maria Helena Pergunta: Um menino de 12 anos chamado Vitor me perguntou como nasceu Deus. Nenhum padre nunca soube falar. Eu gostaria de saber para dar uma resposta para ele.

Nome: Verônica  - São João do Meriti/RJ

Verônica Pergunta: Boa tarde e sua benção Pe. Cido. Tenho três perguntas:
1ª Sou católica.  Se vem alguém da Família que é protestante em minha casa, é pecado eu me recusar de participar ou proibir as orações que eles fazem.

2ª Se tem uma pessoa católica na casa doente grave o protestante pode salva-lo do inferno perguntando se ele crê em  Jesus e se aceita Jesus?

3ª  O católico para aceitar e reconhecer Jesus como salvador, isso já acontece no batismo?

Nome: Ricardo - São Paulo/SP

Ricardo Pergunta: Padre Cido, gosto muito do programa "Bom dia Povo de Deus". Acho que verdadeiramente o senhor tem o dom da palavra e nos transmite a fé em Cristo de um jeito muito puro. Por isso, gostaria de fazer uma pergunta: o senhor celebra casamentos? Sei que o senhor é muito ocupado com seus afazeres diários, mas me sentiria muito honrado se o senhor pudesse celebrar o meu casamento, que se dará em março do ano que vem. Desculpe contatá-lo através desse mural, mas foi o único canal que encontrei. Muito obrigado.

Nome: Irani - São Paulo/SP

Irani Pergunta: Sinto-me muito enfraquecida, confesso que ultimamente quando comungo é como se Jesus me ignorasse. Quando nosso sacerdote passa com Jesus, não é diferente.
O pior não consigo me abrir com meu sacerdote que por sinal,é um pai espiritual maravilhoso.
O que fazer?

Nome: Fernando  - Cidade: Recife/PE

Fernando Pergunta: Padre sua benção!. Nosso Senhor Jesus Cristo após a Ressurreição aparece às Santas Mulheres , e quando estas mulheres tentam tocá-lo Ele impede dizendo que ainda não subiu ao Pai, todavia, quando aparece a Tomé manda Tomé tocar na chaga Dele. A dúvida é no sentido porque Nosso Jesus não podia ser tocado naquela ocasião, como explicar então em relação a São Tomé . Obrigado.

Nome: Magno José Luiz - Cidade: São João Del Rei/MG

Magno Pergunta: Sou Católico praticante,faço os cursos de Teologia por correspondência do saudoso e grande D.Estevão Bitencourt. Gostaria de fazer uma pergunta: Por que nos Evangelhos Jesus nunca chama a Bem Aventurada Virgem Maria de "mãe".

Nome: Ezequiel de Araújo  - Cidade: Cabreúva / SP.

Ezequiel Pergunta: Padre Cido O que o Sr. pensa sobre o recente acontecimento envolvendo uma declaração dada por Dom Dimas (Secretário da CNBB) sobre aborto ao Jornal o Estado de São Paulo.

Nome: Marcos Camarotte  - Cidade: Londres / Inglaterra

Padre Cido em uma sociedade com tanta miscigenação, e com tantas religiões diferentes como e a que nós católicos na Inglaterra convivemos, como podemos evangelizar sem que nos tratem mal dizendo que a igreja já pecou muito na Europa e por isso não acreditam mais nos católicos ?

Nome: Marilda Souza  - Cidade: Itapevi/SP

Marilda Pergunta: O que eu Marilda Souza era na minha vida passada eu tenho curiosidade em saber o senhor poderia me responder se possível. Obrigada.

Nome: Eduardo Paixão - Cidade: Goioerê/PR

Eduardo pergunta: A pessoa que não vai a Igreja, não é religiosa está sempre nos bares saboreando o vicio do álcool só pelo fato de ser amigo pode batizar uma inocente criança? eu vejo isto como um grande pecado.

Nome: Regiane Picinin - Cidade: São Paulo/SP

Regiane pergunta: Padre, minha dúvida é: moro com meu companheiro à 5 anos, gostaria oficializar minha união na igreja católica, mas não sou casada no civíl, é necessário que seja casada no civíl para que possa realizar a cerimônia no religioso, tenho uma declaração marital de nossa união.

Nome: Olga - Cidade: Guarulhos/SP

Olga Pergunta:

Padre Cido tenho uma dúvida e gostaria que o Senhor me esclarecesse. Qual  a diferença entre a assunção de Maria e a ascensão de Jesus? .

Nome: Maria de Fátima -  Cidade Brasília/DF

Maria de Fátima Pergunta: É pecado recusar o convite para ser madrinha de crisma? (Porque sinto que o convite foi feito por interesse de ganhar presentes, pois a mesma joga muitas indiretas quando quer ganhar alguma coisa principalmente quando está próximo do seu aniversário).

Nome: Maria Zizi Andrade dos Santos - Cidade: Cedro de São João/SE

Maria Zizi Pergunta: Pe. Cido me chamo Zizi, moro aqui no Povoado São Sebastião, Cedro de São João, interior de Sergipe e meu contato não é propriamente uma pergunta, mas uma orientação.Coordeno um grupo de oração e estou com uma inquietação pois pessoas do grupo tem ido participar de momentos de oração em outra igreja protestante. Essas pessoas são mulheres que foram abandonadas pelos esposos. Elas participam do grupo de oração da RCC, mas mesmo assim dizem que se sentem bem com as orações que os protestantes fazem. Estou ficando desestimulada. Por favor me envie uma mensagem.

Nome: Bernadete Resende  - São Paulo/SP

Bernadete Pergunta: A Igreja nos ensina que todos nós nos salvamos por Jesus Cristo. Quero saber como interpretar certas palavras de Jesus como "Ide, malditos para o fogo eterno...Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus". Grata Bernadete.

Nome: Ariana  -  Jussara/GO

Ariana Pergunta: Oi Padre Cido estou aqui para que você possa me tirar uma dúvida. Eu estou querendo me casar na igreja mas não tenho primeira comunhão eu vivo com meu companheiro ha 5 anos decidimos nos casar para ter a benção de Deus. Você acha que posso ou não e permitido?

Nome: Manoel Nogueira de Sena - Quixeramobim/CE

Manoel Pergunta: Moro no centro de Quixeramobim e freqüento a Paróquia de Santo Antonio bem pertinho da prefeitura. Aqui nós temos um pároco que sempre celebra as missas. Eu tenho aqui no Ceará alguns parentes e amigos que moram em lugares mais afastados de centro e em alguns desses lugares igrejinhas e capelas ficam fechadas quase o mês inteiro por falta de padres para rezar as missas. Fica muito difícil para eles participarem da igreja. Como isso pode ser resolvido?.

Nome: JOSUÉ MEDEIROS -  Sertãozinho /SP

Josué Pergunta: Padre Cido tenho duas perguntas dentro de um mesmo assunto. Quais as diferenças entre nós Católicos e os Protestantes?. Porque a relação entre nós e eles nem sempre é tão amigável?. Muito Obrigado.

Nome: MARCIA CRISTINA FRAGA PISTINIZI  -  São Paulo /SP

Marcia Pergunta: Pe. Cido, em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns pela didática de suas respostas, sempre tão objetivas e claras para nós leigos.
Minha pergunta é a seguinte: tenho claro que Deus tem para cada um de nós um plano e, como Ele é "o princípio e o fim" de todas as coisas, esse plano será realizado independente de nossa vontade; é isso mesmo??!! Mas e o livre-arbítrio que Ele mesmo nos conferiu, 0nde entra??!! Desde já agradeço sua atenção e um grande abraço.

Nome: Elisa - São Pedro da Aldeia / RJ

Elisa Pergunta: Gostaria que me mostrasse o versículo da bíblia sobre missa de 7º dia, pois Jesus ressuscitou ao terceiro dia e choraram a morte de Moises por 30 dias que o Sr disse, mais Jesus também falou que após a morte segue-se o juízo, não é assim? enquanto ha vida tem esperança? Ou então não precisamos + adorar a DEUS porque vão rezar por nós? Me explique não me interprete mal, pois eu gostaria de seguir somente o que a Bíblia diz, pois li sobre os crentes de bereia e achei interessante porque tudo o que era falado eles queriam prova na palavra. Um grande abraço, que DEUS te abençoe!

Nome: Sonia Maria - Apucarana / PR

Sonia Maria Pergunta: Pe. Cido, o que são os carismas?                                           

Nome: Marilda Souza (Mary)   -  Passos / MG

Mary Pergunta: Padre, estou em dúvida em ter questionado a postura da administração de um grupo de jovens da minha Paróquia. Os adolescentes tem que ser indicados por alguém do grupo , uma vez por ano. Pedi que abrissem uma exceção pra minha filha de 15 anos, estou com alguns probleminhas com ela, queria que participasse mais da Igreja, no ano passado a amiga esqueceu de indicá-la. A resposta foi não, me disseram que perdem o controle assim, a pessoa tem que ser indicada no dia marcado, porque já são 220 adolescentes. Eu respondi à eles: Jesus quando veio ao mundo não estipulou data a seus discípulos, nem número de seguidores! não é a toa que a Igreja católica perde fiéis para as evangélicas, não que eu pense nisso. Padre, seria exagero meu ou estou certa, não posso esperar mais um ano, minha filha precisa urgente de amigos da Igreja, esperar mais um ano?? A Igreja não precisaria de mais impulso pra segurar seus adolescentes? Padre, sinto-me mal em pensar assim, mas a impressão que se tem da Paróquia é que o grupo não é pra qualquer um, se é que o Senhor me entende, acho que isso é coisa de cidade pequena. Minha filha vai procurar a outra Paróquia, pena que é mais distante. Nós mães estamos precisando de ajuda pra criar nossos filhos, não estamos dando conta sozinhas, infelizmente. Perdoe-me se estiver errada no meu raciocínio.

Nome: João Carlos - São Paulo / SP


João Carlos pergunta: Padre Cido Pereira, tenho 20 anos, sou católico praticante e minha namorada também,vamos na missa todos os domingos, participamos do grupo de oração de nossa igreja,e prometemos nos guardar para o casamento.Porém,só poderemos nos casar daqui a uns 9 anos,e esta cada dia mais difícil agüentar.Ontem nós ficamos esfregando nossas pernas e nossas partes intimas também, isso faz com que nosso desejo sexual diminua e da mais força para seguir o caminho da castidade. Sei que isso é pecado Padre, mas é a única forma que encontro de agüentar até o casamento. O que eu devo fazer? Eu sei que irei me casar com ela, pretendemos ter filhos, e só não casamos agora porque não temos condições. É pecado nós fazermos isso mesmo se nos casarmos depois? Por que a masturbação é pecado? Desculpe as minhas dúvidas vergonhosas,mas estou muito perdido.Obrigado pela atenção. João Carlos.

Nome: Maria Vieira - Cachoeiro do Itapemirim / ES                                                   


Maria Vieira pergunta: Bom Dia Padre Cido estou muito triste pos meu filho de 20 anos não quer mais ir as missas, ele diz que sempre se sentiu obrigado a ir mais nunca foi de boa vontade e sim porque eu o chamava. Ele agora se sente no direito de escolher quando pretente ir, mais eu sei que se ele for esperar sentir vontade ele nunca mais vai pisar na igreja. Ele tambem fala que para sentir Deus na vida dele não p recisa esta dentro de uma igreja. Padre peço sua orientação de como agir perente meu filho, estou muito triste com a atitude dele.Agradeço pelo espaço para partilhar com o senhor minha angustia.

Giuliani Pergunta: Olá, tenho 16 anos eu sou católica desde que nasci, pois gosto e acredito naquilo que se diz lá. Mas tem um porém me interesso por assuntos espíritas mas não como uma religião e sim como um estudo, um estudo do espírito, assim como estuda física, biologia, etc. Assisti um filme muito interessante minha vida na outra vida é uma historia belíssima, eu creio na supremacia divina se for da sua vontade que os mortos se comuniquem com quem ta vivo pq não? ou que voltem para essa terra como ocorreu no filme? Aí lendo a bíblia achei uma parte onde Deus proíbe a invocação dos mortos (o que ocorre no espiritismo). Aí vendo uma reportagem sobre o Chico Xavier ele se comunica diversas vezes com os mortos, como isso poderia acontecer? A igreja explica que qualquer manifestação dessa maneira seria por algo maligno que estaria tentando confundir nossos pensamentos. Mas como uma manifestação ''maligna'' pode trazer só o conforto para os corações aflitos de quem perdeu um ente querido? E se o Chico Xavier fosse um charlatão como alguns dizem, qual seria seu interesse, se ele não tinha acesso ao dinheiro que recolhia através de suas obras, e sua vida toda entregue em fazer o bem? Por favor me esclareça essas duvidas, obrigada desde já. =)

Rosangela pergunta: Quero saber se é pecado uma pessoa se casar e não querer ter filhos.

Rose pergunta: Na noite da Vigília Pascal (sábado), foram colocados 5 cravos no Círio Pascal. Na minha ignorância sempre entendi que representavam os cravos colocados na cruz de Jesus, apesar de não serem na mesma quantidade. É isso mesmo que representa? Se é, porque não são retirados do Círio no domingo da Páscoa, já que houve a Ressurreição?

Fátima Pergunta: “É pecado denunciar uma mãe que maltrata seu filho?.”

Marcia Cristina Pergunta: No evangelho de hoje temos a passagem que fala que aquilo que nós desligarmos na terra será desligado no céu e aquilo que nós ligarmos aqui na terra também será ligado no céu.

 

O que significa??!!

Significa perdão??!!

Marcia pergunta: Qual é a diferença de padres diocesanos e padres congregados, os votos são os mesmos?

Rosabel Pergunta: A Igreja é Contra a Cremação?

Catarina pergunta: Alguém me fez algo que não gostei e depois mais tarde me chamou para ser sua madrinha de crisma. Eu não aceite. O senhor acha que eu fiz certo ou errado? Sou do apostolado da oração e entreguei essa pessoa para Nossa Senhora ser madrinha dela no meu lugar, porque ela continua dando trabalho até hoje para a mãe dela.

Larissa pergunta:“Fiz minha primeira comunhão há pouco tempo atrás, e meus pais me disseram que antes era obrigatório estar em jejum para receber a consagração. Por que isso mudou? Mudou-se a lei ou as pessoas mudaram por vontade própria? Vejo até padres mesmo, fazendo lanchinhos durante as reuniões dos grupos de oração e logo em seguida receberem a hóstia consagrada. O que é o correto?

Olga Pergunta: Por que ao jejum se soma a abstinência de carne na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa?

Regina pergunta: Sou católica e minha filha evangélica. Fui ao um culto. Gostei. Não consigo, porém aceitar a rejeição a Nossa Senhora, aos Santos e à Eucaristia. Freqüentar outras religiões é pecado?

Arminda pergunta: Posso rezar o rosário trabalhando ou é necessário parar tudo para rezá-lo?

2009-2011 - Site Família Missionária - Todos os direitos reservados    

c

Caixa de texto: Veja aqui todas as perguntas feitas ao Pe. Cido

Danubia -  Salvador /BA

Danubia Pergunta: Será que Deus vai me aceitar se eu for bissexual?

Fernanda -  Joenvile /SC

Fernanda Pergunta: Olá Bom Dia Pe. Cido! Venho hoje pedir um auxilio.  Sou católica, tenho 19 anos e mãe solteira. Há um ano e quatro meses sou noiva de um rapaz muito bom pra mim e pra minha filha. Minha família gosta muito dele e a dele gosta de mim e de minha filha. Ele é Evangélico. Bom, ele se diz evangélico, mas não vai a igreja. O Pai dele vem de família católica todos praticantes mas a mãe mudou de religião quando ele ainda era pequeno. Eu o amo muito e sinto que ele também me ama. Não falamos muito sobre o casamento, pois sempre gera brigas. Eu já deixei bem claro que só caso na Igreja católica. Antes ele se revoltava falava que eu não conhecia Jesus enfim... Rezei muito e hoje ele não concorda mas também não discorda, porém preciso de uma ajuda uma palavra de auxilio, como agir Padre em uma situação como esta. Sofro muito com isso. Ajude-me por favor!

 

Expedito Felipe - Cotia/SP

Expedito Felipe Pergunta: Eu tenho uma dúvida que há tempos não consegui achar uma resposta satisfatória, é a respeito da eucaristia. Lendo a Carta aos Hebreus, capítulo 10, me perguntei: "Se Jesus morreu uma vez pelos nossos pecados, e não são necessários mais sacríficios pelos pe cados, pelo que é o sacrifício da santa missa?"

Carlos Alberto da Silva - São Paulo/SP

Sou ouvinte do seu programa na radio 9 de Julho e gostou muito da sua oração do Pai Nosso. Gostaria de saber se os vigários recebem instrução sobre relaçãohumana em sua preparação.

Daniel Alves - Recife/PE

Pergunta: Padre, eu não sei mas o que fazer. Eu sou católico praticante e minha namorada é judia. Segundo ela, o pai pode não aprovar a união porque sou católico. A gente se ama, queremos ficar juntos e estamos pensando no que fazer... Só que eu não sei por onde começar... Só queremos ficar juntos, independentemente de religião. Não é verdade que o que deus uniu o homem não separa? O que eu faço, qual argumento devo usar para falar com o pai dela? Ele não é Judeu, é descendente, mas segue os ensinamentos... Mas... a gente não quer se separar por causa disso. Já choramos muito. Eu preciso de alguma coisa, uma palavra, algo pra me confortar, algo que me ajude neste problema; Há alguma maneira de ficarmos juntos sem problemas?

Camila Geroto - São Paulo/SP

Camila Pergunta: Olá, padre! Estou partindo em viagem à Rússia e pesquisando descobri que não existem igrejas católicas apostólicas romanas por lá, apenas as chamadas ortodoxas russas. Nas minhas pesquisas vi que existem muitas semelhanças e diferenças entre as duas. Queria saber se posso frequentar as missas dessa igreja, participando do sacramento da comunhão e assim continuar cumprindo meu dever como cristã, ou, se a igreja não considera válido as missas da igreja ortodoxa.
Preciso muito saber pois não queria deixar de ir na missa lá. Obrigada!

João Maria Vianei Amorim - Rio de Janeiro/RJ

João Pergunta: Pe Cido, sou casado só no civil. Vivo com minha esposa como irmão, (não temos vida conjugal, não temos filhos, e dormimos em quarto separados). Vou relatar  um fato que já confessei a um sacerdote. Há 21 anos, conheci um família composta de mãe de filha única. Ela trabalhava na mesma empresa que eu. Ela me pediu uma ajuda financeira, pois o dinheiro que ela ganhava e a pensão da menina não dava para sobrevivência das duas. Eu propus ajudá-la mas sem intenção nenhuma. Criamos uma amizade profunda. Um dia, caímos em tentação e fizemos sexo. Eu parei com isto, porém, por que achei que não estava certo. Com o tratamento da sua mãe, a mulher se tornou uma dependente química. A morte da mãe fez com que ficasse com uma depressão grave, tendo de fazer tratamento psicológico e psiquiátrico. Ela parou de trabalhar e ninguém da família a ajuda. Eu continuo ajudando a filha dela cuidando de todas as despesas. Ela me trata com carinho. Padre, eu estou cometendo pecado?

Nome: Marcela Vanussi - Cidade: Indaiatuba/SP

Marcela Pergunta: “Padre, eu sou Marcela Vanussi. Eu fui uma pessoa muito católica, que acreditava cegamente em Deus e nos ditames da igreja,  conheci uma pessoa que fez teologia, e segue a Deus, e me disse, "não acredito que você pensava que Adão e Eva existe,. Embora, tenha sido uma revelação esperada, ela fez morrer em mim, não digo que100%, mas uns 80% a fé em Deus”.... “Como entender que pessoas boas morrem cedo, após terem uma vida de sofrimento e dedicação a Deus, enquanto os ruins, os aproveitadores, estupradores, oportunistas, roubadores, pedófilos, homicidas, estelionatários entre outros se mantém vivos, impunes e felizes, usufruindo de uma vida com conforto, família e felicidade? Como acreditar que o livro sagrado nos mostra o caminho, sendo que não sabemos e não entendemos o que está escrito nele, Como estar diante de Deus e a procura da santidade se não compreendemos muitas coisas? Como ter a certeza que Deus não é apenas algo inventado pelo homem, para que nos acalmemos diante da inevitável morte?

Luciano de Paula Francisco - Votorantim/SP

Luciano Pergunta: Pe.Cido Sou católico, freqüento a missa todos os domingos e sou ouvinte do programa do seu amigo Passarinho na radio nove de Julho, que as 5:30 nos dá o privilégio de ter suas inteligentíssimas respostas a todos nós. Certo dia uma amiga me fez a seguinte pergunta "porque Jesus morreu e só ressuscitou no terceiro dia" para minha surpresa a resposta foi: "Porque ele foi até o inferno resgatar as chaves do Céu para a nossa salvação" Pe. Cido. Sou católico praticante e nunca ouvi nada a respeito no evangelho? Sua Benção Pe Cido, fique na graça de Deus.

Antonio Ricardo - Cascavel/PR

Antonio Ricardo Pergunta: Queria saber se posso ser batizado com o espírito santo na igreja evangélica mesmo sendo católico e sem mudar de religião, quero continuar sendo católico mais queria saber sobre isso, para saber se não posso estar pecando. me ajude obrigado.

Elaine Barros - São Paulo/SP

Luciano Pergunta:  Pe. Cido eu e meu esposo somos católicos e por assim dizer batizados. A pergunta é: Vamos ter uma filho agora em Junho e chamamos para padrinhos um casal onde um deles é católico e o outro não. É permitido a ele batizar meu filho na igreja mesmo sem ser católico????

Vera Lucia  - Porto Alegre/RS

Vera Lucia Pergunta: Tenho um irmão e uma irmã ela vai ter um bebe, fiquei muito feliz, pois vai ser a primeira criança na família, sou mais velha que ela, quanto ela era pequena eu cuidei dela,(resumindo)ela convidou para madrinha uma amiga deixando de fora os irmãos e cunhada, ela agiu certo? fiquei muito triste mesmo, o que posso fazer para não ficar assim,devo aceitar isto como comum. gostaria de saber muito a sua opinião. desde já agradeço a atenção

Vinicius Antônio Pereira -Governador Valadares/MG

Vinicius Pergunta: Padre, estou com uma grande dúvida. A Igreja diz que a quaresma possui 40 dias (lembra os 40 dias que Jesus passou no Deserto) e se inicia na Quarta Feira de cinzas, caso seja assim a Quaresma deve acabar no Domingo de Ramos! Contudo, vi um vídeo do Professor Felipe Aquino em que ele fala que o Papa Paulo VI decidiu estender a quaresma até a celebração da Santa Ceia, na Quinta feira santa. Encontrei informações contraditórias na internet, alguns dizem ser no Domingo de Ramos e outros na Quinta Feira. Caso seja assim, não estaria errado a utilização desse termo "Quaresma"? Dizem que não se contam os domingos, mas se não os contar da menos de 40 dias. E agora a Quaresma tem ou não 40 dias?

Regina Suely - Duque de Caxias /RJ

Regina Pergunta: Sou madrinha de uma menina, porém não tenho um bom relacionamento com a mãe dela (ela não aceita que eu de presentes para a menina) agora ela teve outro filho e quer que eu batize, eu recusei. é pecado?

Rosivaldo - Alagoinha/PB

Rosivaldo Pergunta: A pouco tempo atrás o Papa disse que só poderia celebrar missa e batizado e casamentos quem realmente fosse Padre e aqui em alagoinha é uma bagunça geral o tal de Severino que se diz diácono faz de tudo na igreja casa ,batiza ,missa tudo e a noite se ama com sua esposa e leva uma vida normal. Com isso a igreja católica perdeu muitos fiés aqui como eu, que não aceito essas atitudes e não vou mais a igreja.

Margareth - Magé/RJ

Margareth Pergunta: Padre, navegando na internet cheguei a este site e justamente nesta seção de perguntas e tenho uma questão sobre os ritos católicos. Ultimamente me incomodava na hora da comunhão as pessoas ficarem sentadas quando recebiam-na e quando o santíssimo passava, muitos nem se dignavam a levantar. Então, uma voz interior me disse: você acha que tem que ser diferente então fique em pé na hora da mesma. Desde aí... fiz o que a voz interior me falou. Sei que este ato faz parte do rito católico ou não é mais costume? É certo ficar sentado nesta hora importantíssima e central da nossa fé?

Nayara - Taguatinga/DF

Pergunta: Olá Pe. Cido. Estou com uma grande dúvida e gostaria que me ajudasse. É pecado não gostar de rezar o terço?? Padre, é ate difícil pra mim falar sobre isso mas eu não gosto. Acho muito repetitivo, chato, não consigo me concentrar nas orações de jeito nenhum. Me disperso rápido. Enquanto todos rezam minha cabeça está em outro lugar. Isso é pecado? Sou obrigada a rezar o terço? Se sou, como passo a gostar de rezá-lo? Me ajuda pois estou me sentindo mal porque não gosto de rezá-lo. Prefiro as orações que saiam de mim, do meu coração. Não gosto dessas orações feitas, ficar rezando só elas. Prefiro orar, falar com Deus usando minhas palavras. Aguardo sua resposta Pe. Um grande abraço.

Caixa de texto: Calendário

Claudemir Nery – Uberaba /MG                                                                                           Claudemir Pergunta: Há como um homem ou uma mulher divorciado(a) ingressar numa ordem ou instituto religioso?

Lidiane Vieira – Brasília/DF

Lidiane Pergunta: Paz do senhor, sou evangelica e minha irmão teve um bêbê há poucos dias.  É um fofo meu sobrinho! Gloria a Deus!  Minha irmã me deu a criança para que eu seja madrinha. Fiquei muito feliz, mas fica então e duvida: o que devo fazer, pois nossas doutrinas são diferentes? Mas eu gostaria de ser a madrinha. O que devo fazer? Peço um conselho. Que Jesus abençoe vocês grandemente. Amém.

Margareth Barreiros – Mage/RJ

Padre, não sei se é costume utilizar esta sessão para continuar um assunto. Se não for me desculpa, mas, referente à adoração do Santíssimo, entendo que para chegarmos a uma total entrega, temos que ajoelhar ficar em pé em sinal de respeito, porque o Divino está ali presente. Padre Marlon, sacerdote que pertence a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Magé, quando foi em minha comunidade de São Judas Tadeu, comunidade muito pequena pertencente à mesma paróquia, nos chamou atenção sobre este fato e nos avisou que teríamos que ficar de joelhos na hora da comunhão, senão pararia a cerimônia até que todos demonstrassem o devido respeito. Então, Padre Cido, o amor aos ritos nos ajuda a compreender o verdadeiro sentido da Missa. Um santo testemunhou, que se todos soubessem o valor que tem uma missa a assistiriam de joelhos no momento que entrasse no templo. E católicos amam os ritos, amam os paramentos sacerdotais. O católico ama o transcendente.

Juliana Silva De Oliveira - Cidade: Rio Verde/GO
Juliana Pergunta: Pe Cido, sou catequista em Rio Verde/Go, e estou precisando dar uma palestra para algumas crianças que estão fazendo a primeira Eucaristia. Gostaria de saber se o Senhor pode me indicar algum texto para eu poder falar da importância da Eucaristia em nossas vidas.

Ana Carolina - Campinas/SP

Ana Carolina Pergunta: Padre, Bom Dia!. O cunhado do meu namorado, não se dá bem comigo, embora seja difícil eu não tenho desejado mal algum, não peco que deus o castigue pelas maldades, só peco de deus a justiça contra as calúnias... Sempre fui uma moça correta, um pouco nervosa, mas com um bom coração, sou católica, e desde que eles se converteram para uma nova religião evangélica, se acham os donos da razão e ficam expondo negação em relação a igreja católica. Eu não discuto padre, ele por não gostar de mim, fica fazendo intrigas para que meu namoro termine, e agora terminou, mas fiquei chocada ao saber que ele disse ao meu ex-namorado, que a mãe dele teve uma visão que se ele continuasse comigo seguiria o caminho da morte, que foi deus quem mandou isso, padre isso é  possível??? Eu amo ele demais, jamais desejaria mal...minha presença poderia causar isso a ele, deus iria orientá-los desta maneira? Me ajuda padre, tenho me sentido mal por isso!

Expedito Felipe Alencar Antinarelli - Cotia/SP

Expedito Pergunta: Padre, as vezes fico confuso ao tentar compreender certas palavras da bíblia em que se encontram duplas ou triplas interpretações. São muitas, muitas mesmo, as passagens em que me confundo, e não tenho sempre alguém do meu lado que me explique as escrituras, ou que reflita comigo. Vou dar um exemplo para o senhor, desculpe por estender as palavras e espero não incomodá-lo com alguma pergunta idiota. Lembra daquelas palavras que Jesus diz "Dias virão em que desejareis ver um só dia o Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás"? Ai eu penso no seguinte, cada religião hoje enxerga Jesus de uma maneira diferente, cada religião diz "o Cristo está aqui", realmente como está na bíblia. Jesus não está fisicamente entre nós. Estamos vivendo naqueles dias em que Jesus falou? Olha, eu não duvido da presença de Cristo na eucaristia, mas o mesmo Cristo que está no pão, é o Cristo que eu encontro no meu próximo, e quando eu ajudo o próximo, eu estou ajudando a Cristo, e se eu nunca comunguei na minha vida, isso se torna indiferente se eu ajudar Cristo no próximo, ou estou errado? Por favor, me corrija! Já pensei em mudar de religião, e até em seguir Jesus a minha própria maneira, não consigo encontrar o meu caminho! Ajude-me! Não sei que religião cristã seguir! Não sei que igreja apresenta Cristo Jesus como ele realmente é! Embora haja a questão ecumênica, realmente, para cada religião cristã, Jesus é apresentado de uma forma diferente! Para estes tempos, se estivermos nele, Jesus diz: "Não deveis ir, nem correr atrás", para onde eu vou então? Na carta de Tiago está escrito: "A religião pura e sem mancha aos olhos de Deus é esta: Cuidar dos órfãos e das viúvas e conservar-se puro da corrupção deste mundo", então devo ficar em casa, guardar todos os mandamentos, orar todos os dias e praticar caridade? O que devo fazer padre?

José Demétrio de Camargo - Piedade/SP

José Demétrio Pergunta: Padre Cido, eu sou Católico praticante e queria saber uma coisa, é um assunto muito íntimo. Tenho 13 anos e queria saber se a masturbação é pecado (se masturbar) e também o que posso fazer para que Deus me perdoe se ela for pecado.

Luciana - Sorocaba/SP

Luciana Pergunta: Olá Pe. Cido Pereira A sua benção....estou encontrando uma grande dificuldade em batizar minha filha aqui em Sorocaba, pois tanto eu e meu marido quanto aos padrinhos somos casados apenas no civil, mas somos todos católicos. Gostaria de saber o porque de se recusarem a batizar minha filha? Nascemos todos na cidade de Santo André.SP,e lá na paróquia em que freqüentávamos não se recusa fazer batismos nessa forma. Gostaria de saber se existe por aqui alguma igreja que batizem sob essas condições,pois o nosso propósito é o batismo, Obrigada!!!

Simone Maria da silva Brasília /DF

Simone Pergunta: Bom dia Padre! Tem uma coisa que esta me atormentando, fui casada durante 3 anos e desse matrimonio tive uma criança, que foi dada para meu primo batizar mas com o tempo eu e o padrinho dele nos aproximamos de um jeito diferente, enfim nasceu um amor muito forte e verdadeiro entre nós dois s ó que minha família é contra pois dizem que estamos cometendo um pecado, e estão nos impedindo de viver esse amor,o que devo fazer? Desisto de um amor verdadeiro ou enfrento tudo para tentar ser feliz? Desde já agradeço pela resposta.

Gabriel– São Paulo/ SP

Gabriel Pergunta: Fui criado na Igreja Católica, mas acabei me afastando na mocidade e só voltei aos 21 anos, só que sem aquela comunhão que eu tinha antes, sobretudo com muitas dúvidas. Acabei por conhecer uma comunidade protestante e a comunhão com Jesus Cristo foi tremenda. Como sou de Família italiana, muit a católica, as vezes sinto falta do meu terço, das missas.. aí, pego-me lendo algumas matérias na internet sobre a Igreja Católica como: Igreja e Constantino (a última matéria que eu lí não falava muito bem da Igreja; que orações repetidas desagradam a Deus; que o católico é acomodado; enfim.. Padre, por caridade, responda esse e-mail com amor e ajude-me nesta dúvida sobre qual caminho seguir. Estou precisando muito. Fico no aguardo do senhor! muito obrigado!

Manoele -  Passo Fundo/RS

Manoele Pergunta: Casamento só é casamento quando ocorre numa igreja com a benção do sacerdote?

 

 

Expedito Felipe Alencar Antinarelli - Cotia/SP

 

Eleide – Botucatu/SP

Eleide Pergunta: Padre, a sua benção. Eu gostaria de saber porque a bíblia nos mostra 9 dons e a igreja nos diz serem 7 e ainda alguns são substituídos por outros, a saber na bíblia: sabedoria, ciência, profecia, cura, milagres, oração em línguas, interpretação de línguas, fé, discernimento dos espíritos. E a igreja diz:sabedoria, ciência, inteligência,fortaleza,piedade,temor a Deus,conselho. Fico meio confusa, a gente lê uma coisa na bíblia e a igreja apresenta outra.

Gabriel – São Paulo /SP

Gabriel Pergunta: Padre Cido a sua benção! O que de fato são missas afro? O Papa tem conhecimento desses acontecimentos? Quem os autoriza? O Bispo? Por que algumas pessoas usam as imagens dos nossos santos com outros nomes? Muito obrigado, Pe. Cido!

 

Cícera Aparecida da Silva - Anhumas/SP

Cícera Pergunta: Padre gostaria muito de ter um novo amor ou seja padre um namorado um homem de Deus que caminhe comigo sou católica e sou catequista aqui em minha paróquia santa Luzia de Anhumas  SP.

Gabriel – São Paulo /SP

 

Fernanda - Joinville/SC

Fernanda Pergunta: Pergunta: Olá  Pe. sua benção! estou com uma duvida e penso que você poderá me ajudar. É preciso ir todo domingo ou final de semana a missa?
eu não tenho conseguido ir e minha mãe fala que é errado, porem eu penso que não adianta eu ir todos os finais de semana se não estiver bem para receber o corpo de Jesus, gosta ria de uma resposta pois isso tem me intrigado muito! Um abraço que Deus o abençoe

 

Artur Luis Pacoal - Jacarezinho/PR

Artur Pergunta: Como explicar, na catequese de adultos, a passagem de Mt 19, 28 em relação a Judas Iscariotes?

Artur Luis Pacoal - Jacarezinho/PR

Artur Pergunta: Pe Cido: Muito grato pela resposta à pergunta anterior. Hoje fui questionado sobre a posição da Igreja face aos recentes fatos publicados de maternidade pós morte do marido, usando sêmen congelado deste. Do ponto de vista da Moral cristã,isso seria aceitável? Como fica o "até que a morte os separe"?

Edilaine - Franca/SP

Edilaine Pergunta: Bom Dia Pe. meu namorado e eu marcamos casamento na igreja católica, a mãe dele é Testemunha de Jeová e ela me disse de uma forma muito ruim que se eu me casar na igreja ninguém da família do meu namorado vão ao nosso casamento ela disse que eles nem vão sair de casa, isso inclui avós, tios e primos tanto maternos quanto paternos, meu namorado disse que é sonho dele também ter um casamento no religioso... Pe me aconselha estou imensamente triste de não poder realizar meu sonho. Obrigada.

Bruno de Oliveira e Silva - Rio de Janeiro/RJ

Bruno Pergunta: Tenho 26 anos, sou solteiro e sempre fui católico. Frequentava a Igreja assiduamente, inclusive frequentando encontros vocacionais, onde sentia claramente o chamado de Deus para abraçar a vida religiosa. Acontece que desviei-me da Igreja por um ano e nesse tempo conheci uma menina e a engravidei. Sou muito feliz com minha filha e faço de tudo para provê-la dos bens materiais e imateriais, como afeto e carinho. O problema é que não sou feliz com minha companheira e penso em separar-me dela. Sendo assim, ocorrem-me duas dúvidas, padre: 1) Posso dar um bom exemplo como pai e cristão sendo separado da mãe da minha filha e dar o exemplo na comunidade cristã vivendo como solteiro?
2) Já que não posso ingressar no seminário por já ter uma filha, seria eu aceito numa escola diaconal, já que penso em não mais relacionar-me com ninguém, buscando assim a consagração diaconal sem abrir mão das minhas responsabilidades como pai? Agradeço imensamente a atenção do senhor.
Atenciosamente, Bruno Oliveira e Silva.

Janice -São Paulo/SP

Janice Pergunta: Olá. Acho que o senhor pode me ajudar numa questão que envolve outros ministros extraordinários da Eucaristia de minha comunidade. Fizemos o curso para ministros no ano passado pelo setor Sapopemba, e ficou esclarecido que as orientações práticas seriam responsabilidade de cada pároco após a celebração de envio, que em nosso caso, ocorreu em dezembro de 2010. Houve troca do pároco em janeiro e o atual desde que assumiu em fevereiro, não marca a data para estas orientações, estamos exercendo o serviço sem saber se estamos fazendo o correto, e algumas pessoas nem querem mais participar das celebrações (minha comunidade tem missa apenas 3 vezes ao mês, no restante fazemos celebração da palavra). Existe algum livro onde possamos encontrar orientações práticas em nosso ministério? Ou outra forma de conseguir estas orientações? Sua benção.

Laura - Cidade: Campina Grande/PB

Laura Pergunta: Padre boa tarde, sou da Pastoral do Batismo, e quero sua ajuda, como devo agir quando  tem pessoas de outra Religião e principalmente Espíritas.

Nome: Sheilla Layssa - Águas Lindas/GO

Sheilla Pergunta: Quero me casar, mais meu noivo é evangélico da igreja do véu e, eu sou católica,seria possível ter uma cerimônia somente com o batismo dele em outra religião ? eu tenho todos os sacramentos, e outra pergunta, conheço um padre que dá a benção para casais de religiões diferentes com essa benção posso comungar ?

 

Nome: Lúcia Gonçalves da Rocha Corrêa - Três Lagoas/MS

Lucia Pergunta: Bom dia Pe. Cido, gostaria que me esclaresse sobre a diferença entre a Igreja Católica Romana e a Ortodoxa. O sacramento do batismo é o mesmo, ou seja é valido? Obrigada Lúcia

 

 

Nome: Luciene - Fortaleza/CE


Pergunta:
Um bebê que não é batizado, podemos abençoá-lo normalmente, ou, só depois de batizá-lo? Desde já obrigada.

 

 

Vanessa Trisch - São Leopoldo/RS

Vanessa Pergunta: Bom dia, gostaria de saber se no sacramento do Batismo, é obrigado a madrinha segurar o bebe no momento em que o padre batiza com água. Não poderia ser o pai ou a mãe da criança?

Deise - Florianópolis/SC

Deise Pergunta: Padre tenho 21 anos moro com meu namorado 2 anos e quero me casar na igreja posso??

Artur Luis Pacoal - Jacarezinho/PR

Artur Pergunta: A Igreja instituiu Ministérios Extraordinários para melhor atender às necessidades dos seus filhos. Na prática, porém, se vê que os convidados para estes ministérios foram adquirindo caráter de permanentes. Assim, uma vez MESC sempre MESC, com raríssimas exceções. Não está havendo um certo desleixo em não se promover a renovação periódica.Ou seria acomodação? Ou, pior ainda, falta de elementos capacitados para o exercício destes ministérios? Nada contra os que o exercem, sou um deles. Mas, me preocupa esta acomodação ou desleixo ou escassez.Como o senhor vê esta situação existente na nossa amada Igreja?Um abraço, que Deus lhe conceda muita saúde e paz! Artur

Caixa de texto: Evangelho

 MARCILENE PEREIRA - BEBEDOURO/SP

Marcilene Pergunta: Hoje eu fui na igreja e diante do santíssimo orei e pedi para o pai que acalmasse a dor que está no meu peito, pois estou separada e tenho uma filha pequena. Resolvi aguardar e pedir uma orientação ao padre, que ali estava para atender os fiéis, pedi tanto ao pai que não permitisse que eu saísse da igreja sem tirar minhas dúvidas, já estava muito atrasada pois tinha que trabalhar, quando eu estava já saindo o padre estava adentrando e então fui ter com ele uma conversa.

Foi a pior decepção da minha vida, tudo o que eu ouvi, ele é monsenhor já é um padre idoso, em nenhum momento eu fui lá buscar palavras bonitas ou algo do tipo eu fui lá tirar dúvidas com as quais ainda continuo, pelo fato de me casado somente no civil. Ele foi curto e grosso em me dizer o que começa errado termina errado, até ai eu já sabia eu gostaria muito de ter casado na igreja mais ele não quis. Eu me senti tão pequena cheguei até pensar que ele foi muito duro e não me deixou chegar de fato no assunto do qual me levou lá, entrei na igreja triste e sai de lá com um sentimento horrível, parecendo até que mulheres como eu não deviam existir no mundo. Erros acontecem a todo momento e eu reconheço o meu claro, eu só buscava um entendimento, pois nossa separação se deu em meio tumultos e confusões entre a família dele que nunca me aceitou. Depois de todas essas. confusões e a nossa separação nos afastamos e nem nos falamos, tenho uma tristeza enorme no peito, por essa família, era isso e muito mais o que eu queria ter conversado com o padre, fui em busca de um ponto de partida, de tentar organizar os sentimentos que estão aqui no meu coração. Eu sai da igreja hoje dizendo a Jesus que não iria desistir, mesmo depois da dor que eu sai de lá me sentindo a mais pequena das pessoas, acho até se fosse outro jamais voltaria a entrar em uma igreja.  Mais nada disso vai me fazer desacreditar, sei que todos nós podemos errar, até mesmo esse padre que me atendeu não está livre de errar, chego até a pensar que talvez hoje ele tenha cometido esse erro, não deixando eu chegar onde eu realmente busquei, sinto um enorme buraco aqui no meu peito, mais espero que Deus me enviei alguém pra responder e tirar minhas dúvidas e não pra me acusar ou me julgar, por não ser casada na igreja.

Conceição - São Paulo/SP

Conceição Pergunta: Tenho uma dúvida, em uma missa percebi que um ministro foi convidado as pressas para ajudar na distribuição da Comunhão no momento em que o padre preparava as âmbulas para os demais ministros. Ele deveria estar no presbitério desde o início da celebração como os demais?? ou existe um momento ideal para ser chamado? Peço sua benção.