Projetos Sociais

Caixa de texto: ► Sociedade São Vicente de Paulo - Vicentinos
Caixa de texto: ► Clube das Mães

Sociedade São Vicente de Paulo - Vicentinos

Caixa de texto: Subir ▲

A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO-SSVP, é um movimento católico internacional de leigos que nasceu em Paris (França), no ano de 1833, fundada pelo jovem Frederico Ozanam. Inspira-se no pensamento e obra de São Vicente de Paulo e tem como tônica a justiça e a caridade, com o objetivo de aliviar os sofrimentos do próximo mediante o trabalho voluntário de seus membros, OS VICENTINOS.

 

Atualmente, a SSVP está presente em 135 países com aproximadamente 500 mil membros. O Brasil é o maior país vicentino contando com 250 mil membros. Em nossa paróquia – SÃO CARLOS BORROMEU (Belenzinho - São Paulo, existe um grupo de VICENTINOS, chamado de Conferência São Carlos Borromeu do Belenzinho, que atende famílias dos cortiços da Avenida Celso Garcia. Esse atendimento abrange não somente a entrega mensal de cestas básicas, mas também a assistência espiritual com a leitura do Evangelho nas casas dos assistidos.

 

As doações de mantimentos podem ser encaminhadas em todas as missas do 4º domingo de cada mês ou para secretaria paroquial. A reunião do grupo acontece todas as terças-feiras a partir das 19h 30min, na Rua Conselheiro Cotegipe, 933 - Belenzinho-SP.

Clube das Mães

Caixa de texto: Subir ▲

O CLUBE DE MÃES é um movimento que se iniciou no ano de 1976 com o objetivo de auxiliar mães carentes que moravam no entorno de nossa paróquia. Nas reuniões semanais, mães voluntárias da comunidade São Carlos do Borromeu ensinavam noções básicas de higiene e saúde, como cuidar de bebês, etc, além de ministrar aulas de corte e costura que serviria de aprendizado para uma profissão e forma de aumentar a renda familiar.

 

Entretanto, além do curso profissionalizante, essas mães-voluntárias também auxiliam indiretamente na formação cristã das famílias assistidas, ajudando na colocação de seus membros no mercado de trabalho, apoiando emocionalmente em situações difíceis, enfim, evangelizando.

 

As reuniões do CLUBE DE MÃES ocorrem todas as quartas-feiras, às 14 hs na paróquia São Carlos Borromeu, à Rua Conselheiro Cotegipe, 933 – Belenzinho-SP.

O Ano Paulino nos ajudou a refletir mais sobre a pessoa de Jesus e de como Paulo o anunciou em sua vida. Para Paulo, ser discípulo significa primeiramente estar em comunhão com Cristo Ressuscitado.

 

O encontro com o Ressuscitado pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Como Paulo diz:  “O conhecimento de Cristo supera tudo. Larguei tudo para estar nele”.

 

 

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

Caixa de texto: Subir ▲

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto que hoje, em suas 58 unidades, atende 7600 crianças, adolescentes, jovens e respectivas famílias, 450 adultos em situação de rua e 120 idosos. Foi fundado em 1946, quando um grupo de senhoras católicas que freqüentavam a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé – bairro da Zona Leste de São Paulo, decidiu se unir e começar a desenvolver ações de formação e capacitação profissional para  geração de renda a mulheres menos favorecidas.

 

Missão: “Articular e contribuir para a Defesa dos Direitos das crianças e dos adolescentes, familiares e população em situação de rua da Zona Leste I de São Paulo, através de programas socioeducativos, desenvolvidos em unidades de atendimento favorecendo o protagonismo social”.

 

Visão: “Ser referência na construção dos valores humanitários e solidários possibilitando a inclusão da população atendida na sociedade, com dignidade e cidadania”.

 

Valores: Acolhimento, solidariedade, compromisso, integridade e dignidade.

 

Nossos programas: 21 Creches; 26 Centros Educacionais Comunitários – CECs;   5 cursos de Qualificação Profissional: 1 de marcenaria - marchetaria, 2 de rotinas administrativas, 1 de agropecuária, 1 de mecânica e eletricidade automotiva; 7 Abrigos/Casas Lares; 1 Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua; 1 Espaço de Convivência Meninos e Meninas do Belém para  crianças, adolescentes e jovens em situação de altíssima vulnerabilidade social e 1 Núcleo de Convivência para Idosos Santa Vicenza Geroza.

 

Destacamos, entre outros, os projetos Tecer o Futuro – prevenção e documentação sobre adolescer com HIV/Aids; Programa “A Gente na Rua”, agentes comunitários de saúde que trabalham com 4.517 pessoas em situação de rua e Programa Acompanhamento Comunitário ao Idoso – promove a saúde de 307 idosos moradores das regiões da Mooca e da Vila Bertioga.

 

Todos esses programas contam com a parceria e financiamento do Município. Alguns de órgãos públicos das esferas Estadual e Federal e também de Fundações e Organizações nacionais como Abrinq, Sociedade Civil Casas de Educação, Associação Pio XII, Fundação Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto HSBC, Instituto IBI e internacionais como Misereor e Unicef. Ainda temos apoio de Universidades como a São Judas Tadeu e de empresas como o Banco Itaú, além de outros parceiros estratégicos como: Centro de Voluntariado de São Paulo, Senac e Senai.

 

A “Rede Voluntária SOMAR” conta com a participação ativa de 227 voluntários/as que trazem o diferencial de seu afeto e qualidade ao nosso trabalho.

 

O Bom Parto tem sido reconhecido por meio do Prêmio Bem Eficiente 2000, 2003 e em 2006 o Prêmio da Década, Prêmio Betinho 2003 – Menção Honrosa, Prêmio Empreendedor Social Ashoka Mckinsey 2001 – Idéia Inovadora, Troféu “Destaque Zona Leste – 50 anos” da Associação Comercial de SP – Distrital Mooca, Selo “Organização Parceira 2005, 2007/2008 e 2009/2011” do Centro de Voluntariado de São Paulo e o Prêmio Top Social 2005 – oferecido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB.

Caixa de texto: ► Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto
Caixa de texto: ► Lar das mãezinhas

Lar das Mãezinhas

Caixa de texto: Subir ▲

Entidade civil, filantrópica, fundada em Março de 1982, pela Sra. Ivana Graciano, com um único objetivo de prestar atendimento, em regime de internato a senhoras que não  tivessem condições de se cuidarem ou que os familiares por motivos comprovados não pudessem cuidar de suas idosas.

 

A construção do prédio, se deu graças a muita luta, realizando eventos, participação de pessoas que se interessaram  pelo projeto e amigos do  Sr. Antonio Graciano, cujo desejo sempre foi realizar algum trabalho social em prol aos idosos.

 

Foi inaugurado o Lar, com 18 senhoras vindas de hospitais, favelas, etc., nesta época contávamos com o auxilio de voluntárias, para cuidarem das mãezinhas, porem a procura e a necessidade para novas mãezinhas foi aumentando, fomos obrigados a contratarmos pessoas especializadas para trabalharem em nossa Entidade.

 

Hoje em dia nosso número de idosas  é de 34 senhoras, 20 funcionárias, entre elas Auxiliar de Enfermagem, Técnica de Enfermagem e Enfermeira Padrão.

 

Nossas mãezinhas, recebem atendimento médico, psicológico, psiquiátrico, periodicamente, sendo que os técnicos são voluntários, pessoas de grande espírito humanitário.

 

Completamos 27  anos de existência, sempre com muita dificuldade, pois infelizmente o idoso em nosso País, não recebe a atenção e proteção necessária.

 

Assim aceitamos, todo tipo de doações: Alimentos  - Roupas – Medicamentos

 

Nossa Conta/Corrente é n.º 37.595-0 no Bradesco Agência 0088-4, para doações em dinheiro.

Aproveitamos para deixar o nosso endereço, para que realizem visitas as nossas tão queridas mãezinhas: Rua Julio Colaço, n.º 179 – Vila Aricanduva, telefone n.º 2294.6597-20933722, e-mail: nani.58@hotmail.com

 

“DEUS POR SI SÓ BASTA, POREM ELE PREFERIU CONTAR COM VOCÊ...”

Conhecer a Cristo significa ser ensinado por ele. Este conhecimento significa uma nova comunhão com os demais, sobretudo com as pessoas mais simples. O discípulo aprende a olhar para o lado mais necessitado e aí, sente-se em comunhão com Cristo.

 

Por isso, o Família Missionária abre um espaço para as pessoas e entidades que fazem esta comunhão e oferecem suas vidas aos irmãos que sofrem.

 

Conheça o trabalho que elas realizam com tanto amor. Lembre-se que você também pode ajudar!

Caixa de texto: ► Creche Agostiniana Santa Rita

Creche Agostiniana Santa Rita

Caixa de texto: Subir ▲

A CRECHE AGOSTINIANA SANTA RITA pertence à Província Agostiniana do Santíssimo Nome de Jesus. Foi fundada há 24 anos e tem por objetivo atender às crianças carentes do extremo da Zona Leste, mais precisamente no Bairro de São Mateus. Há 6 anos conta com novas instalações, modernas e funcionais para cumprir sua tarefa de auxílio à população das redondezas.

 

Atende 777 crianças com idades que variam entre 1 a 4 anos. Elas ficam na creche das 7 às 17:00 h e recebem lá 5 refeições.

 

No local além de atividades pertinentes, as crianças contam com a presença de 2 enfermeiras, nutricionista e psicóloga que monitoram o desenvolvimento físico e mental dos menores assistidos. O serviço oferecido pela CRECHE AGOSTINIANA SANTA RITA é totalmente gratuito para população.

 

O endereço da creche é: Rua Dom Mateus de Abreu Pereira, 579 – Jd.Santo André / São Mateus/SP. Telefone para contato: (11) 2753-5055. Endereço eletrônico: ceisantarita@hotmail.com.

Caixa de texto: ► Oficina de Santa Rita

Oficina de Santa Rita

Caixa de texto: Subir ▲

A OFICINA DE SANTA RITA existe em nossa Paróquia há pelo menos 40 anos, quando ainda não existia a Igreja São Carlos Borromeu, mas apenas uma singela capelinha. Surgiu do desejo de algumas paroquianas em ajudar os mais necessitados das redondezas, fornecendo enxovais de bebês recém-nascidos.

 

Num primeiro momento, essas senhoras trabalhavam em suas próprias casas, pois não existiam dependências específicas para esse fim na Paróquia. Posteriormente, quando a nova igreja foi construída e se destinou um local para exercer esse maravilhoso trabalho, uma máquina de costura foi doada e depois outra, e mais uma... Atualmente a OFICINA DE SANTA RITA possui mais de 10 máquinas e, aproximadamente 20 pessoas que continuam trabalhando incessantemente em suas casas para confeccionar roupas para os mais carentes.

 

Além da costura propriamente dita, também peças em tricô são feitas por voluntárias. No ano de 2008, foram produzidas aproximadamente 10.000 peças, entre enxovais completos para recém-nascidos e gorros, pulôveres, xales, meias de lã e outras peças para adultos que vivem em asilos, abrigos, casas de acolhida e creches.

 

Sua atual presidente é a Sra.Hilda Pinheiro, que está nesse cargo há 30 anos. As reuniões da OFICINA DE SANTA RITA realizam-se na Paróquia São Carlos Borromeu, à Rua Conselheiro Cotegipe, 933 todas as terças-feiras, das 13h30min às 17h00minh.

Caixa de texto: ► Lar da Criança Ninho de Paz

Lar da Criança Ninho de Paz

Caixa de texto: Subir ▲

O Lar da Criança Ninho de Paz é uma Instituição filantrópica, fundada em 02/01/84, com o objetivo de atender pessoas portadoras de necessidades especiais (paralisia cerebral profunda).

 

Atualmente a Instituição atende 21 internos na faixa de 6 a 35 anos e é presidida pela Sra. Maria Helena Iniesta Tomaz.

 

Localizada à Praça Heitor Levi, 07 – Tatuapé, em prédio próprio, construído com a ajuda da comunidade, pois não recebe ajuda do governo.

 

Apesar de não receber ajuda dos órgãos públicos, é considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. E possui o Certificado de Filantropia. Para mantermos a Instituição, contamos com a ajuda de colaboradores, realizamos chás e bazares. Para agendar visitas ligue. Tel. 2097-2839.

Centro Comunitário São Martinho de Lima - Povo de Rua

O Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua, surgiu em fevereiro de 1990 com o objetivo de criar referenciais à população em situação de rua, por meio da construção de relações afetivas e de espaços de convivência. Primeira unidade conveniada à prefeitura de São Paulo a prestar serviços a esta população, o Centro desenvolve esforços para oferecer um espaço humano efetivo, construtor de pontos de apoio.

 

O São Martinho de Lima – Povo de Rua é uma das unidades do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR) e mantém diversas parcerias, além do convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente, atende 500 pessoas em situação de rua com programas de higiene pessoal; assistência social; bazar de roupas e calçados; alimentação; atividades sócio educativas; farmácia para primeiros socorros com produtos fitoterápicos e horta comunitária.

 

É por meio desses programas que o São Martinho possibilita à população-alvo o resgate da identidade, da auto estima e da cidadania solidária, além da recuperação do direito social e da dignidade humana. Isso se torna possível através da convivência humanizadora e sócio educativa, concebida no acolhimento e no cuidado, que norteiam a construção de vínculos interpessoais e familiares.

 

Atendimento diário: das 8 h as 17 h.

Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua

Rua Siqueira Bueno, 667 – Belenzinho – SP- CEP: 03173-010

Fones: 11- 2693-6251 e 2693-8709

E-mail: saomartinhopovoderua@ig.com.br

Coordenador: Sandro Ricardo Ruys

Caixa de texto: Subir ▲
Caixa de texto: ► Centro Comunitário São Martinho de Lima - Povo de Rua

"Ide e pregai o evangelho a toda humanidade"  (Mc 16,15)

Cadastre-se e receba novidades do Família Missionária:

Nome:
Email:

Caixa de texto: Início
Caixa de texto: História
Caixa de texto: Artigos
Caixa de texto: Testemunhos
Caixa de texto: Ação Social
Caixa de texto: Filmes e Fotos
Caixa de texto: Contato
Caixa de texto: Dinâmicas

2009-2011 - Site Família Missionária - Todos os direitos reservados    

c

Caixa de texto: Calendário
Caixa de texto: Evangelho